Behance Served Sites

Served is a collection of sites that showcase category specific content from Behance, the world's leading platform for creative professionals across all industries.

View All Served Sites →

Cafeteira Pingo

Info
Statistics
Created:
Last Edited:
2263
67
11
Description
Projeto de cafeteira
Share
  • Cafeteira Pingo

  • A cafeteira pingo é uma homenagem a um modo bem brasileiro de se preparar café, o com uso de filtro de algodão. Essa prática preserva muito bem as características da bebida e serve para o preparo tanto do cafezinho diário e matinal, como de uma bebida mais gourmet. 

    Essa técnica simples e muito prática, despertou a minha curiosidade e me fez analisar os objetos necessários para esse tipo de preparo de café. De tudo o que foi analisado, o sistema composto por uma estrutura autoportante de arame (de inox ou cromado), que suporta um filtro de algodão removível e lavável, me chamou muito a atenção. Bastante comuns no Estado de Minas Gerais, esses conjuntos são responsáveis por excelentes cafés, pois permitem um preparo onde quase todas as etapas podem ser controladas manualmente, ao contrário de cafeteiras elétricas, por exemplo. Apesar de extremante práticos e eficientes, esses conjuntos revelaram um potencial ainda pouco explorado de design. Isso por que não comunicam visualmente a qualidade do café que conseguem produzir, o que limita o potencial e a competitividade desse tipo de produto.

    A cafeteira Pingo surgiu como uma solução para esse problema, ou seja, como um produto capaz de transmitir a idéia de que o café preparado em coadores de algodão pode atender à um mercado mais exigente, hoje dominado por produtos importados. Mais do que apresentar uma cafeteira diferente, o objetivo desse projeto é agregar valor ao jeito brasileiro de se preparar café e difundi-lo para outras culturas, tal como os italianos o fizeram com a cafeteria Moka.

    O projeto da cafeteira pingo procurou caprichar nos detalhes para oferecer um produto de excelente qualidade. Entre esses detalhes destaca-se, é claro, o filtro de algodão, que na cafeteira pingo assume um formato cônico, com um anel de silicone e 3 marcas dosadoras para marinheiros de primeira viagem. Esse filtro fica encaixado num cone de inox ou alumínio, que mantém aquecido o café, preservando os seus aromas, servindo de suporte para jogar a borra do café até o lixo e melhorando o visual da cafeteira, ao esconder o coador, que pode, com o tempo, ficar encardido. Além do cone de inox, eu pensei em alguns mimos que faltavam nos sistemas atuais, como uma tampa para preservar o coador da poeira, além de manter os aromas e o calor do café no seu devido lugar. Para finalizar, a cafeteira pingo possui também uma base em aço (ou ferro fundido) esmaltado em cores diversas, uma referência clara àquelas xícaras de café tradicionais do interior de Minas Gerais.

Comments: ( Comments )